fbpx

Reflexos do Bebê Recém-Nascido

Olá mamãe! Saiba mais sobre o comportamento do seu bebê

Vamos falar os reflexos do bebê recém-nascido afinal é muito importante conhecer os nossos bebezinhos.

Isso é um assunto é muito interessante e vale a pena ler até o final pois acho que irá adorar!

Os bebês em seu primeiros dias de vida possuem vários comportamentos, reflexos, e conhece-los pode ser muito útil para todas as mamães.

Confesso que quando tive meus filhos em 2004 e 2008 não conhecia os reflexos do bebê recém-nascido. Sem dúvida nenhuma hoje este conhecimento me ajuda muito no dia a dia fotografando os bebês e teria me auxiliado muito com os meus filhos.

Os Reflexos do Bebê Recém-Nascido

Antes de falar em detalhes precisamos entender o significado da palavra reflexo no dia a dia dos bebês:

– Reflexo são reações involuntárias do corpo do bebê que acontecem em resposta a um determinado estímulo externo e que tendem a desaparecer com o tempo, de acordo com o desenvolvimento de cada um. 

Dessa forma os bebê recém-nascidos possuem vários reflexos e em seguida você saberá quais são.

Reflexos do Bebê Recém-Nascido-Fotografia-NewbornO Reflexo de Moro

É provável que você conheça este reflexo, também conhecido como o reflexo do susto. Sabe quando o bebê abre os braços e estica as pernas rapidamente? Este é o reflexo de Moro e normalmente ele dura até os 3 meses de idade do bebê.

Durante a gestação o bebê fica acolhido pelos limites da barriga e desse modo é normal ter esse reflexo pela seguinte razão:

Você já teve a sensação de estar caindo? Do mesmo modo neste reflexo o bebê se sente inseguro e uma dica é segurar o bebê apertadinho em seus braços ou enrolar o bebê.

O Reflexo de Sucção

Este é mais um dos vários reflexos do bebê recém-nascido e está ligado ao nosso instinto de sobrevivência. Os bebês já nascem sabendo sugar e, acredite, fazem isso na barriga da mamãe chupando o dedinho.

Ao tocar nas laterais do rosto do bebê, perto da boca, ele irá virar para o lado que foi estimulado e imediatamente começar a sugar.

Alguns bebês “preguiçosos” precisam deste estimulo durante a mamada pois acabam dormindo e não se alimentam suficientemente. É comum os médicos pedirem para que os pais estimularem os bebês dessa maneira.

Com a finalidade de suprir esta necessidade fisiológica a chupeta possui papel de destaqueprincipalmente, quando pode influenciar o sono do bebê e do casal. Assim alguns bebês só se acalmam com a chupeta, o que é compreensível, pois nascemos com esta necessidade instintiva de sucção.

O Reflexo de Prensão Palmar

Este reflexo é mais uma herança dos nossos antepassados. Sabe quando o bebê agarra e fecha sua mãozinha? Este é o reflexo de prensão palmar.

Quando pressionamos no meio da palma de sua mão, o bebê tende a fechar os dedinhos buscando pressiona-los contra o centro. Alguns bebês possuem esse reflexo tão ativado que por mais que estejam relaxados, custam a deixar os dedinhos alinhados.

O Reflexo de Galant

Imagine a seguinte situação abaixo:

Seu bebê está dormindo em seu colo, só de fraldas devido ao calor, logo após mamar e arrotar.  Em seguida você faz um carinho sem suas costas com as mãos bem de levinho. Pronto! Temos como resultado o reflexo de Galant pois o bebê irá curvar-se para o lado que foi estimulado e se o sono for leve pode ser que o bebê acorde.

Conclusão sobre os Reflexos do Bebê

Esses são os principais reflexos que costumamos “administrar” nos bebês durante a sessão de fotos newborn e acho muito importante compartilhar como você, mamãe, pois pode ajudar em seu dia a dia principalmente quando somos mamães de primeira viagem.

Beijos 

Maria Muza

 

Você sabia que conheço isto e muito mais sobre a segurança e fisiologia dos bebês recém-nascidos ? Clique aqui e sabia mais.

Você sabe o que é e como funciona o ensaio newborn ? Clique aqui e sabia mais.